Digital Signage: Sinalização Digital

A Sinalização Digital, originada do inglês Digital Signage, é uma tecologia que utiliza paineis eletrônicos como meio para transmitir informação. Os dispositivos mais populares utilizados hoje são televisores e paineis leds, comumente notatos em ambientes externos e internos como shoppings, paradas de ônibus, elevadores, vias de trânsito, restaurantes, etc. Suas principais finalidades são: levar conteúdos informativos, notícias, previsão do tempo, dentre outros, e promover campanhas publicitárias. Esse tipo de informação pode inclusive ser utilizado para influenciar o comportamento do público, em situações de espera por exemplo, onde é possível distrair e entreter o espectador diminuindo a sensação de demora.

São diversos os formatos de conteúdos veiculados no Digital Signage, textos, imagens, vídeos, streaming ao vivo, templates com conteúdos dinâmicos, dentre outros. E essa dinâmica vem fortacelecendo muito o meio publicitário devido à riqueza de recursos disponíveis e a facilidade em inserir, substituir e gerenciar múltiplas campanhas simultaneamente.

Publicidade

Digital Signage aplicado à publicidade

O uso mais popular da Sinalização Digital atualmente é por empresas de publicidade. É possível observar uma expansão contínua da tecnologia em locais públicos, principalmente aqueles com grande circulação de pessoas. Shoppings, prédios comerciais, elevadores, academias, aeroportos, vias públicas são os "queridinhos" de empresas do ramo, gerando muitas vezes até concorrência por locais de maior movimento.

São vários os benefícios do uso da tecnologia em campanhas publicitárias, destacam-se:

  • Variedade de formatos de mídias, fotos, vídeos, etc;
  • Veiculação de múltiplas campanhas simultâneas em um mesmo local;
  • Distribuição de conteúdos para diversos locais de forma simples, dispensando visitas físicas;
  • Conciliação de conteúdos informativos e de entrenimento com conteúdos publicitários;
  • Modernização do ambiente;

O locais mais visados para a comercialização de publicidade são aqueles com grande fluxo de pessoas e, principalmente, com retenção. Nesses pontos o espectador é forçado a aguardar um período significativo de tempo, e acaba tendo como principal distração, as telas instaladas no ambiente. Dessa forma é possível garantir a eficácia no alcance da propaganda, que normalmente é mensurada pelo total de pessoas impactadas.

Atualmente existe uma forte tendência de "verticalização" por corporações do ramo. Elas tem buscado se especializar em segmentos específicos, como academia e bares, e se concentram em obter o maior número de pontos similares. Em contrapartida oferecem uma vasta gama de conteúdos relacionados ao setor, agregando bastante valor à comunicação do local. Hoje existem empresas especilizadas em condomínios, salões de beleza, academias, bares, dentre outros segmentos.

Painéis de LED

Painéis de Led podem ser considerados como o meio de maior alcance dentro do Digital Signage. São comumente encontrados em vias públicas, shoppings e eventos. Dentre suas características destacam-se o seu forte brilho, podendo ser exposto ao sol e ainda assim garantir uma imagem nítida. E suas diversas possibilidades de formatos, que por serem formados por módulos removíveis, é possível montar painéis nos mais diversos tamanhos e disposições.

Fique atento!
A claridade excessiva durante a noite em vias públicas que ofusque a visão de motoristas ou incomode moradores próximos à região, pode implicar em multas ou mesmo na obrigatoriedade da remoção do painel. É importante realizar um estudo do local antes de instalar tais equipamentos.

Tv Corporativa

Outro ambiente que vem utilizando cada vez mais as Sinalizações Digitais, são as grandes corporações, que utilizam a tecnologia como meio de se comunicar com seus colaborados e clientes. Com essa finalidade dar-se origem a um novo produto, conhecido como Tv Corporativa. Diferente da publicidade, que tem como objetivo promover uma marca ou vender um produto, a Tv Corporativa se concentra em promover informações estratégicas às corporações. Normalmente administradas por departamentos de RH, a tecnologia tem ajudado a transmitir os mais diversos comunicados dentro de uma corporação. Notícias locais, eventos, valores, objetivos, políticas e boas práticas da empresa, são exemplos de informações importantes a serem compartilhadas entre os colaboradores.

Dentre as vantagem de se adotar a solução, detacam-se: redução de uso de papel, facilidade na atualização de conteúdo, maior exploração de elementos gráficos e animações, dentre outros.